terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Selo de Incentivo à Leitura





Fiquei muito feliz por receber o meu primeiro selo, já tinha visto nos vossos blogs vários selos e sabe muito bem também sermos lembradas nesta comunidade. Fiquei feliz porque a minha querida Cristina se lembrou de mim e isso porque ela é uma pessoa muito especial. Foi sem dúvida uma das pessoas maravilhosas que me incentivou quando dei os primeiros passos na blogosfera, quando redigi as primeiras palavras para partilhar um pouco de tudo o que gosto e faço, sem ainda saber o resultado e a responsabilidade que é escrever para vós. É engraçado que, apesar de não a conhecer pessoalmente, sinto-me muito próxima e considero uma amiga. Obrigada Amiga!

As regras deste selo são:

* Indicar 10 blogs para fazer o MEME - é expressamente proibido oferecer o laço "a quem quiser levar" sem indicar os blogs, isto é, é somente por indicação;
* Avisar os blogs que escolheu e colocar a imagem no seu blog para apoiar a campanha;
* Comentar o blog que te indicou;
* Responder à pergunta: Qual o livro que você indicaria para uma pessoa começar a ler?

Respondendo à pergunta:

Cão como Nós de Manuel Alegre.

Tenho que confessar que indico este livro porque adoro animais e porque, por outro lado, adorei ler. Acho linda a forma como Manuel Alegre retrata o companheirismo e o afeto. É muito comovente. Amei. 

Agora, cumprindo a minha parte, vou aproveitar para nomear mais alguns blogs de pessoas que também aprecio e que iluminam as nossas vidas ao partilhar um pouco das suas:

O meu pensamento viaja
Um toque de canela
A Panificadora Ribeiro
Tertúlia da Susy
Ondas de Sabores
Sabores da Vida
Cozinha de Mulher
Simples Assim
Da Panela para o Coração
Des herbes, des fleurs et des découvertes

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Boleima do Alto Alentejo



Ora bem, numa primeira aventura culinária, arrisquei e atirei-me à concretização da boleima. Essa tem história, como quase todas... Em miúda, no intervalo da manhã, saía das aulas apressada para atravessar a parada do ciclo e chegar a tempo de escolher o meu rico bolo de canela que a lojinha recebia fresquinhos todas as manhãs. Adorava, amava...

Consegui retratar quite good essa boleima mas confesso que precisa de ser muito aperfeiçoada. O sabor está lá e é, indiscutivelmente, o do meu passado, a textura é que ainda não foi successful.

Passo a explicar, é preciso esticar muito bem a massa, tem que ficar fina, como que a estalar. A dose de doce também tem que ser aumentada.
Apresento-vos o que consegui e numa próxima viagem, apresentar-vos-ei minha nova tentativa.

Esta foi feita com 1 kg de farinha, 20 cl de água morna (na qual desfiz cerca de 10 gr de fermento de padeiro), 2 colheres de sopa de açúcar mascavado, 1 colher de café de sal, 20 cl de leite e 15 cl de azeite.
Amassei e deixei levedar cerca de 1 hora.
Tirei metade da massa e estiquei-a com o rolo untado de azeite, coloquei num tabuleiro (também untado de azeite), colquei uma chávena de chá de açúcar mascavado misturado com 2 colheres de sopa de canela, 3 maçãs laminadas também cobertas de açúcar e canela. Estiquei a outra metade da massa que coloquei por cima e salpiquei de mais um pouco de açúcar e canela.

Levei ao forno cerca de 1 hora a 180º.  


quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Ficelles Picardes

Aqui vos recomendo uma receitinha bem simples e deliciosa. Foi o nosso jantar de domingo. A minha adaptação vem daqui.

Comecei por providenciar os crepes (50 gr de farinha, 2 dl de leite, 2 ovos e óleo para a frigideira). 
Devo aqui confessar que para essa quantidade de leite e ovos, costumava juntar 100 gr de farinha e, graças à nossa querida Marlene, experimentei com metade de farinha. Ficam excecionais.

Refoguei uns cogumelos de paris, que laminei, com um fio de azeite e alho picado. Barrei os crepes com natas, juntei um pouco dos cogumelos refogados, fiambre cortado às tirinhas e queijo ralado. Enrolei os crepes e coloquei-os numa travessa, por cima juntei os restos do fiambre, dos cogumelos e do queijo. Levei ao forno para gratinar et voilà!
Os crepes ficaram com uma cor lindíssíma pois os ovos eram caseiros.
 Aproveitei para congelar outra travessa já prontinha. Um desses dias de correrias, é só levar ao forno a gratinar.

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Mi encanta... Galiza

No verão de 2010, nada tinhamos programado mas estávamos livres, de férias e com vontade de aproveitar, muita vontade de fugir da rotina. Nada como fazer as malas e sairmos a dois, sem rumo.

Começámos por subir Portugal - o norte também nos encanta - pernoitámos em Chaves e na manhã seguinte já estávamos em Espanha.
Fomos subindo - Verin - Ourense - Lugo - Villalba (onde dormimos). Jornada seguinte - Mondoñedo e Ribadeo.
Mondoñedo
Seguiu-se a costa norte galega - Viveiro - Ortigueira - chegando depois a Ferrol para mais uma noite de descanso.
Viveiro
Encantados com a paisagem, difícil fazer a seleção das melhores paisagens que harmonizam campo e praia...
 No dia seguinte rumámos a Santiago de Compostela, onde marcámos presença no Xacobeo:


segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Février

   Parabéns papazinho.
Este ano... só por telefone.
Pont de l'Archevêché (10-02-2012)


La Saint Valentin!
Aproveitámos a feliz coincidência
para assinalar o dia!

Pont de l'Archevêché (13-02-2012)






No ano passado, conseguimos
arranjar uns diazinhos e
dar um saltinho a Paris,
para mais um
aniversário do papá.


Devia de ser sempre assim, termos
direito de gozar esses dias junto
dos que amamos,
pelo menos, esses dias.










Cadenas d'amour / Cadeados do amor (13-02-2012)




quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Quindim

Receitinha:
Comecei por bater 8 gemas com 200 gr. de açúcar e 50 gr. de manteiga. Fui adicionando 100 ml de leite e uma pitadinha de sal, juntando finalmente 100 gr. de coco. Coloquei o preparado nas forminhas previamente untadas com manteiga e polvilhadas com açúcar. Cerca de 25 minutinhos no forno a 180º.

Nada complicado, portanto, recomenda-se. E de castigo, como é uma receitinha de gemas, sempre podem aproveitar as claras para fazer umas deliciosas farófias!

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Parabéns Querida Avó...

Há dois anos, conseguimos conciliar uns diazinhos de férias com o dia de aniversário da minha querida avó. O facto de, na altura, ter sido operada ainda mais determinou a nossa insistência em conseguir 2 dias de férias a juntar ao fim de semana. E assim foi, bom como sempre, não me canso de ir e voltar e, por muitas vezes que regresse às origens durante o ano, nunca são demais. Cá está o bolinho de aniversário que lhe oferecemos:


Já lhe telefonámos esta manhã para encurtar as distâncias e ouvir essa voz tão bem disposta e amiga. Obrigada Avó!