quinta-feira, 30 de maio de 2013

Beijinhos de coco

Estes vão para a festa da Margarida. O convite? Está aqui. Espero que gostem e que se juntem à merecida celebração: 2 anos de Tachos vs. Panelas!


Basta misturar bem 250 gr. de coco, 250 gr. de açúcar e 3 ovos. Moldar bolinhas, coloquei uma sultana em cada beijinho e 15 m ao forno a 200º.


Beijinhos Margarida, de coco também... Parabéns!

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Mousse de chocolate e um cheirinho a hortelã

Nunca fui grande apreciadora de mousse de chocolate mas ultimamente tenho-me deparado com vontade de a confecionar e de a saborear. Assim, não querendo contrariar o mais sincero desejo, ontem, enquanto orientava o jantar...


bati 7 claras em castelo com uma pitada de sal. À parte, bati 4 gemas com 5 colheres de açúcar até ficar em creme, juntei 125 gr de chocolate em pó com 2 colheres de sopa de margarina. Envolvi este preparado às claras e levei ao frigorífico. Preparei, entretanto, um pouco de chocolate ao lume com uma colherzinha de margarina e açúcar. Coloquei em fio por cima da mousse com umas folhinhas de hortelã.

Ao serão, não resisti...


cremosa e cheirosa... aprovadíssima!

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Bolo de Agrião - sessão de Cozinhologia vs. Cozinhoterapia

Olá a tod@s,

Decidi criar uma rubrica de Cozinhologia vs. Cozinhoterapia. A ideia é, de forma sucinta, apresentar a vertente terapeutica do alimento assim como a seu simbolismo na esfera astrológica.

Gosto muito de cores, o verde é uma delas, de várias tonalidades, transmite paz interior e harmonia, é sinal de crescimento, de renovação e de plenitude, é cor da natureza viva, traz boas energias... e no que toca a culinária, também.
Associada aos signos Touro, Balança e Virgem, os tons mais escuros ao Capricórnio e os tons mais claros ao Aquário e Peixes.

Os alimentos verdes contêm clorofila, vitamina A e elevado número de substâncias químicas vegetais como a luteína e imidazol. Contribuem na desintoxicação de células, na inibição de radicais livres que danificam as células causando doenças a longo prazo, efeito anticancerígeno, melhoram a visão, fortalecem os ossos e os dentes, protegem o cabelo e a pele.

Acho lindíssimo e muito apelativo, os bolos com cores mas naturais, sem corantes. Já pensaram na quantidade de vegetais que podem colorir os nossos bolos sem termos de recorrer a métodos artificiais?
Eis um exemplo:

Bater 6 ovos com 300 gr. de açúcar, juntar 1 copo de óleo de girassol, 1 copo de leite, 250 gr. de farinha, uma colher de chá de fermento e um molhinho de agrião. Ao utilizar agrião congelado, desfaz-se ao bater tudo com a batedeira - é mesmo essa a ideia.


Sendo o resultado, tão bonito quanto saboroso.  


Experimentem e desfrutem!

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Tarte de carnes

Quando preparamos um bom cozido à portuguesa, fazemos sempre a mais... É certo que também comemos um pouco mais ficando sempre com a sensação de que abusámos... Na altura, acabei por congelar as carnes sobrantes. Decidi, então, conceder-lhes um novo visual...


A receitinha é muito simples, forrar uma tarteira com uma folha de massa filó untada com margarina. Juntar as carnes desfiadas, previamente salteadas com um fio de azeite, cebola, alho, cenoura ralada e milho. Verter um pacotinho de béchamel e levar ao forno a 180º até dourar. Acompanhar com uma saladinha!

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Bolo de Fruta

Pêras, Damascos, Pêssegos... qual escolher?


Bater 6 ovos com 300 gr. de açúcar, juntar 1 copo de óleo, 1 copo de leite, 250 gr. de farinha e uma colherzinha de fermento. Pôr a forma em lume brando com um copo de açúcar, depois de o caramelo estar pronto, forrar com metades de fruta, optei pelo pêssego. Levar ao forno a 180º.


Enjoy!


Esta é uma das muitas flores que alegram o meu canteiro, com uma corzinha de pêssego, simples e bem bonitas!


Have a Peachy Day!

terça-feira, 21 de maio de 2013

Pastel de Nata

Hoje trago umas natas que decidi fazer para a nossa sobremesa. 
Irresistiveis, foram assim confecionados:

Cortei 1 folha de massa filó em 4 quadrados, cada um desses em 2 triângulos e cada um desses em 2. Pincelei cada 2 triângulos de massa filó com manteiga e forrei 8 forminhas.


De seguida, preparei o creme. Levei ao lume 3 gemas, 3 colheres de sopa de açúcar (para a próxima ponho 4) + 1 colher de sopa de açúcar baunilhado, 3 colheres de maisena e 500 ml de leite até engrossar. Creme nas forminhas e forno a 180º.


E o resultado foi este:



Deliciosas para acompanhar o cafézinho... alguém é servido?

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Fraisier

E para celebrar o World Baking Day, escusado será dizer que passei o dia a fazer coisas interessantíssimas como baking and eating. Assim, só agora consegui sossegar para apresentar o galardoado. Optei por algo que nunca tinha feito e que adoro: um Fraisier!


Eu bem avisei que logo, logo, a nossa produção deste miminho daria fruto...

Passemos, então, à sua confeção. Massa da génoise: batem-se 4 ovos com 120 gr de açúcar, com varas, em banho-maria, ao atingir cerca de 40º, retiramos do lume e terminamos com a batedeira até dobrar o volume. Misturamos 120 gr de farinha peneirada e vertemos o preparado em duas formas forradas com papel vegetal.


Forramos um aro com metades de morangos e preparamos a mousseline: abrimos uma vagem de baunilha e colocamos as suas sementes em 250 ml de leite ao lume. À parte batemos, com varas, 2 ovos com 125 gr de açúcar, adicionamos 35 gr de farinha.  A esse preparado juntamos o leite fervido em fio e voltamos a pôr em lume brando até engrossar. Deixamos arrefecer e voltamos a bater com 125 gr de manteiga amolecida (usei liquída).

Colocamos uma das génoises entre os morangos.
Pincelamos com doce de morango (fiz a olho) previamente misturado com uma colherzinha de brandy croft.
Vertemos parte da mousseline, preenchendo bem o espaço entre os morangos.
Juntamos morangos cortados aos pedacinhos e mais uma camada de mousseline.
Colocamos a outra génoise.
E barramos com o resto da mousseline.
Por fim, colocamos um doce de morango não completamente diluído mas ainda com pedacinhos. 

Preparamos uma geleia (usei esta da vahiné) para concluir com um toque de brilho assim:


Servir bem fresco pois, depois de abrir, ...


É só saborear,


 apreciar e ...


... deliciar!


Espero que gostem pois, em casa, todos adorámos!

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Fraises!

Já estão a surgir, não tarda são paletes deles... Adoro o seu cheirinho quando acabam de ser colhidos e o sabor? De-li-ciosos! Adoro os nossos morangos e, em breve, farei uns posts com o resultado, sim porque para além de serem deliciosos e docinhos assim ao natural, confecionados criam resultados ultra-deliciosos.
Have a nice strawberry day!

terça-feira, 14 de maio de 2013

Panna Cotta

Leve, delicada e muito saborosa. Ficou assim:


Levei ao lume 1 pacote de natas frescas com 2 colheres de açúcar sem deixar levantar fervura. Retirei do lume e juntei 1 colherzinha de extrato de baunilha e 2 folhas de gelatina incolor que, entretanto, diluí.
Verti o preparado em forminhas individuais e levei ao frigorífico de um dia para o outro.

Na hora de servir, desenformei com a ajuda de uma faca em volta da forma e coloquei ainda em água morna.

NB: não deixar uns segundos a mais em água muito quente, correndo o risco de o preparado voltar a diluir!


Para acompanhar, preparei uma geleia de maracujá e outra de groselha. Empratei com umas groselhas e uma sementes de maracujá que aproveitei das geleias. 

Para a geleia: colocar num tachinho o interior do maracujá (utilizei 4 maracujás da nossa lavra) com 2 colheres de açúcar, deixar engrossar e coar.

Idem com as groselhas.

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Tarte au citron meringuée...

... para celebrar as primaveras do monsieur cá de casa! Adoro o saborzinho do limão, o seu aroma e a frescura que deixa em qualquer preparado. Andava a namorar um tarte de limão há ages e, como surgiu a ocasião especial para a pôr em prática, concretizei o namoro:


Base:
250 gr. de farinha
100 gr. de margarina
100 gr. de açúcar fino
1 pitada de sal
1 ovo
extrato de baunilha

Trabalhar a manteiga e o açúcar com uma estpátula até obter um creme homogéneo, juntar o ovo, a baunilha e por fim a farinha com a pitada de sal. Terminar moldando com a palma da mão e deixar repousar durante 30 minutos.

Tender a massa com a ajuda de um rolo e forrar uma tarteira ou um aro - eu fiz com um aro - previamente untado com margarina. Encher o fundo com feijões sobre uma folha de papel vegetal e levar ao forno até dourar.

Creme:
6 limões (usei 4 pois eram enormes)
6 ovos
250 gr de açúcar
60 gr. de manteiga

Levar ao lume, brando, o açúcar, a raspa e o sumo dos limões e os ovos. Mexer com um fouet até engrossar, sem deixar ferver, juntando por fim a margarina.

Merengue:
6 claras
300 gr. de açúcar

Bater as claras em castelo, juntar o açúcar depois de firmes e continuar a bater durante 5 minutos.

Verter o creme de limão na base previamente cozida e levar a 130º durante 15 minutos. Depois de arrefecer, colocar o merengue e levar a gratinar ao forno.

Servir bem fresco e...
deixar-se deliciar!

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Rosca de chila, pepitas de chocolate e amêndoa

A massa desta rosca é a mesma da trança mas usei farinha para brioche.
Tendi a massa em retângulo e recheei com chila, pedaços de chocolate e amêndoa triturada. 
Enrolei como se fosse uma torta e cortei fatias que dispus numa forma redonda.
Antes de levar ao forno, salpiquei com açúcar dourado, bolinhas de chocolate branco e preto e açúcar dourado e ficou maravilhosa:

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Pudim de Salmão

E para celebrar o dia internacional do sol, eis uma sugestão colorida e excelente para degustar nos dias de calor. Há dias em que a inspiração surge pelos ingredientes e não se recorre a memórias nem receitas, tornando, então, essa inspiração em memória e receita. Foi o caso.
Entendi que as sobras de cenoura e bróculos cozidos mereciam outra distinção.


Cortei 4 lombos de salmão aos cubinhos e temperei com alho, sal e pimenta. Salteei em azeite, juntei cenoura previamente cozida, também cortada em pedacinhos e por fim, para não se desfazerem, juntei bróculos cozidos laminados. Coloquei numa tarteira, reguei com 3 ovos batidos, 1 pacotinho de bechamel, mozzarela ralada e umas azeitonas.


Aprovado e, por isso, recomendo. Feliz dia!

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Tarte de Amendoa

Esta veio daqui e ficou uma delícia.


A massa é composta por:

1 ovo
150 gr de açúcar
150gr de margarina derretida
200gr de farinha
2 colheresde chá de fermento
6 colheres de sopa de leite

Bater o ovo com o açúcar, juntar a margarina, a farinha, o fermento e o leite. Verter o preparado para uma tarteira untada com margarina com farinha e levar a 180º cerca de 20 minutos.

Cobrir a tarte com o creme que entretanto preparámos cerca de 10 minutos ao lume (200 gr de amêndoa laminada + 125 gr de açúcar + 125 gr de margarina + 4 colheres de sopa de açúcar).

Levar ao forno a dourar e depois é só saborear.