quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Farófias da Né

Sempre tão desejadas em casa, desaparecem num instantinho. Aproveitei que tinha as ementas organizadas para a semana, para, na segunda-feira, tratar da sobremesa. É sempre bom ouvir 'não há farófias no mundo, comme les tiennes' e ouvir a pequena, depois de pôr uma colherada na boca, vir ao pé do meu ouvido dizer 'escuta, ouvem-se os estalinhos' das farófias a desfazerem-se na boca.


Ora bem, levo um litro de leite ao lume, com raspas de um limão, dois paus de canela e cerca de 250 gr de acúcar enquanto que bato as claras em castelo. Quando estão já firmes, junto-lhes um pouquinho de açúcar (cerca de 50 gr). Vou então pondo umas colheradas de claras no leite em lume brando. À medida que as vou retirando, ponho a escorrer (esse leite vou juntando ao que está ao lume), antes de, finalmente, as colocar na travessa.
Agora o creme: misturo 4 ou 5 gemas e uma colherzinha de maisena diluida em leite quente. A este preparado vou juntando o leite que tinha ao lume e misturando bem, para não deixar cozer as gemas. De volta ao lume, deixo engrossar, vertendo finalmente esse creme sobre as minhas farófias já polvilhadas com açúcar e canela. Levo ao forno uns 10 minutinhos et voilà... c'est prêt!

Un délice!

6 comentários:

  1. Que lindas ficaram!!!
    Acreditas que nunca experimentei fazer farófias ?
    Vou trazer esta tua receita ! ;)
    Beijinho doce :)

    ResponderEliminar
  2. Humm...ficou linda e com um aspecto muito gostoso, adorei!!

    Beijinhos
    Marisa

    ResponderEliminar
  3. Adoro!!!
    Ficaram maravilhosas!
    Beijinho!
    Cláudia

    ResponderEliminar
  4. c'est bien appétissant, j'adore
    bonne journée

    ResponderEliminar
  5. Muito bom, nunca experimentei levá-las ao forno no final. Pra próxima vou experimentar.

    ResponderEliminar
  6. Que aspecto magnífico. Não admira que tenham desaparecido num instante...
    Beijinhos grandes,
    Lia.

    ResponderEliminar