segunda-feira, 27 de maio de 2013

Bolo de Agrião - sessão de Cozinhologia vs. Cozinhoterapia

Olá a tod@s,

Decidi criar uma rubrica de Cozinhologia vs. Cozinhoterapia. A ideia é, de forma sucinta, apresentar a vertente terapeutica do alimento assim como a seu simbolismo na esfera astrológica.

Gosto muito de cores, o verde é uma delas, de várias tonalidades, transmite paz interior e harmonia, é sinal de crescimento, de renovação e de plenitude, é cor da natureza viva, traz boas energias... e no que toca a culinária, também.
Associada aos signos Touro, Balança e Virgem, os tons mais escuros ao Capricórnio e os tons mais claros ao Aquário e Peixes.

Os alimentos verdes contêm clorofila, vitamina A e elevado número de substâncias químicas vegetais como a luteína e imidazol. Contribuem na desintoxicação de células, na inibição de radicais livres que danificam as células causando doenças a longo prazo, efeito anticancerígeno, melhoram a visão, fortalecem os ossos e os dentes, protegem o cabelo e a pele.

Acho lindíssimo e muito apelativo, os bolos com cores mas naturais, sem corantes. Já pensaram na quantidade de vegetais que podem colorir os nossos bolos sem termos de recorrer a métodos artificiais?
Eis um exemplo:

Bater 6 ovos com 300 gr. de açúcar, juntar 1 copo de óleo de girassol, 1 copo de leite, 250 gr. de farinha, uma colher de chá de fermento e um molhinho de agrião. Ao utilizar agrião congelado, desfaz-se ao bater tudo com a batedeira - é mesmo essa a ideia.


Sendo o resultado, tão bonito quanto saboroso.  


Experimentem e desfrutem!

9 comentários:

  1. Olha que bolinho bom!!!! Parece-me muito bem mesmo!
    Gostei da nova Rúbrica :)
    Beijinhos doces e boa semana !

    ResponderEliminar
  2. Uma excelente ideia!
    Adorei o resultado final!
    Uma cor linda!
    Beijinho!
    Boa Semana
    Cláudia

    ResponderEliminar
  3. Adoro bolos com agrião, ficam óptimos. E claro, é bem melhor utilizar corantes naturais. Framboesa,morango e beterraba para o rosa, amora para o roxo, cassis para o azul, cenoura para o laranja... tantas opções que por aí há!

    ResponderEliminar
  4. Ficou um bolo lindo, acho que ia gostar.
    Achei rubrica interessante.
    Boa semana
    bjs

    ResponderEliminar
  5. Ficou mesmo bonito, adorei.
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/05/2-edicao-do-projeto-escolha-do.html

    ResponderEliminar
  6. Já fiz e gostei muito do resultado. O aspecto ficou óptimo.

    ResponderEliminar
  7. Buenas tardes Aim ´Art. Que delicia de bizcocho que has preparado. Tiene un corte extraordinario, al igual que me imagino que tiene que ser su sabor. PRECIOSO
    Un beso Paco

    ResponderEliminar
  8. Também gosto muito da cor verde, até nas comidas. O bolo ficou interessante - um mesclado de cores verdes!

    ResponderEliminar